sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Do Rio ao Caribe

Do Rio ao Caribe ou quem sabe até o Mediterrâneo?

Como todo novato(a) na arte de velejar sonho com uma grande viagem: Caribe! Quem sabe, depois de me aposentar, uma viagem além do Caribe esticando e fazendo o Mediterrâneo.

Sei que um sonho como este deve ser muito bem planejado, afinal há inúmeras providências a serem tomadas, não apenas preparar o barco, o que já seria muita coisa para fazer, mas, organizar-se para viver a bordo por no mínimo uns dois ou três meses, caso vá apenas ao Caribe.

Em busca de informações, diários de bordo, livros acerca do tema e etc, encontrei o “Retratos de Viagem – Caribe e Mediterrâneo – As Crônicas de um Navegador”, escrito por Osvaldo Hoffmann Filho, cuja aventura se deu no veleiro Zimbros. A indicação de leitura encontra-se na página “dicas de leitura”, ressaltando-se que é possível baixar o livro da página da Delta Yacht, veja o link em “dicas de leitura”. Eu já li duas vezes!

Continuando a pesquisa em busca de maiores detalhes, informações que vão além do barco e as dificuldades encontradas na viagem, descobri na net a viagem feita pelo veleiro “Entre Pólos” em 2008, cujo comandante é o Gigante. Então, decidi entrar em contato com ele para buscar maiores detalhes.

O Gigante gentilmente me mandou alguns links de seu blog com o diário de bordo da viagem realizada com uma impressionante riqueza de detalhes! No diário ele relata todas as localizações de fundeio, o que valeu a pena e os lugares que o decepcionaram, menciona a questão burocrática dos vistos e da Alfândega, fala dos detalhes da organização, o que levar e porque levar determinadas coisas, dentre inúmeras outras informações e fotos lindas tiradas na viagem.

O que mais me deixou feliz foi o relato de que encontrou um brasília 32, como o meu, fazendo uma volta ao mundo! Eu acreditava que seria um barco pequeno para uma volta ao mundo, então, decidi que se é possível fazer uma volta ao mundo num Brasília 32, ir apenas ao Caribe seria moleza!

Para quem quiser compartilhar este sonho ou apenas viajar pela net com o “Entre Pólos”, seguem os links encaminhados pelo Gigante:


Sei que antes desta aventura, preciso adquirir MUITA experiência, ainda que seja apenas até o Caribe, mas, considerando que é preciso planejamento acima de tudo, vou buscar mais informações e quem sabe começar a planejar esta viagem, sabendo desde já que precisarei dividi-la em duas etapas: Rio – Fortaleza e depois Fortaleza – Caribe para que o sonho possa ser realizado concomitantemente ao trabalho.

Aos velejadores que quiserem contribuir com suas experiências, postem nos comentários!


Bons Ventos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário