domingo, 11 de maio de 2014

Primeira Velejada à Paraty

Olá Pessoal!

Hoje escrevo para contar sobre a velejada para Paraty no feriado de 1º de maio. O final de semana foi maravilhoso na companhia dos amigos dos veleiros Ideafix e Refúgio! Na verdade foi nossa primeira velejada sozinhos no Zabawa para fora de Angra!

Na ida acabamos parando no Bracuhy para verificar a possibilidade de mudar o Zabawa de casa, o que acabou por desviar um pouco o roteiro e acabamos perdendo 1h e 30 minutos.

Pegamos a direção para a Enseada de Tarituba, pois o final de semana era curto para ir até Paraty-Mirim ou ao Centro de Paraty. Contornamos a Ilha Comprida e chegamos a Enseada de Tarituba.

De carro a charmosa Vila de Tarituba , sede do 3º Distrito de Paraty, fica entre a Ponta Grande de Tarituba e a Praia de São Gonçalinho, a 37km de Paraty.



A Vila é um centro urbano e pesqueiro, com pousadas, restaurantes, bares, campings e algum comercio. Ponto de concentração de embarcações pesqueiras que aportam no ancoradouro local ou nas proximidades, dentro da Enseada de Tarituba. Visitamos um camping na praia, cujas instalações eram trailers fixos, achei a ideia muito legal!

Da praia é possível avistar várias ilhas, entre as quais, as ilhas do Breu, Comprida, do Cedro, do Caroço, Pelada Grande, Pelada Pequena e Sururu. 

O mais legal de tudo é que era Dia de Nossa Senhora de Santa Cruz, padroeira do local, teve missa, procissão e uma linda festa na Vila, foi fantástico!

Adorei a Ilha do Cedro, fizemos pic-nic na Ilha, foi muito bom! Há duas  prainhas lindas e de boa ancoragem: a do Sul é voltada para o continente, e tem uma excelente fonte de água doce. Já a do Norte fica numa enseadinha espetacular, escondida e bem protegida por uma ilhota.

De repente passaram próximo a Ilha do Cedro uns 20 jet skis em um passeio em grupo, a água fica linda com a espuma branquinha!

Já falei ao Comandante que temos de fazer novas travessias para praticar, porque meu sonho é ir até o Caribe!

Bons Ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário