quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cidades e Soluções - Veleiro Kat

O Veleiro Sustentável Kat da Família Schürmann

O Cidades e Soluções, programa da Globo News, acompanhou a primeira volta dos Schürmann no veleiro sustentável Kat, construído com alta tecnologia e sob medida para a Expedição Oriente. O repórter Rodrigo Carvalho mostra todos os detalhes da embarcação que é equipada com composteira, compactora de lixo, dessalinizador e até uma pequena estação de tratamento de esgoto com ozônio.
Com todos esses apetrechos, o barco não gera resíduos. Além disso, ele produz a própria energia através de painéis solares, geradores eólicos, hidrogeradores e uma bicicleta ergométrica.
Toda essa tecnologia vai facilitar a terceira volta ao mundo da família, que se inspirou na rota descrita no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, para a nova expedição. O autor inglês defende a teoria de que os chineses teriam sido os primeiros a circum-navegar a Terra, 70 anos antes dos europeus.
Durante a viagem, que começou em 21 de setembro, a família vai parar em 29 países, passando por cinco continentes e três oceanos, de onde pretendem recolher amostras para uma pesquisa de monitoramento da qualidade da água de superfície da Universidade de São Paulo.
O Cidades e Soluções vai ao ar hoje (dia 15), às 23:30! http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/
Bons Ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário