sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alarme de Âncora nos GPS

Olá Pessoal!

Antes de tudo, gostaria de desejar um Ano Novo cheio de Saúde, Amor e Paz e, é claro, Bons Ventos em 2015!!!

Bem, passamos um sufoco antes do dia 31, acho que 29 ou 30, na Enseada do Sítio Forte, em Ilha Grande, Angra dos Reis! Havia uma previsão de mudança de tempo, mas nada muito alarmante... Contudo, tarde da noite até mais ou menos 4:00 da madrugada ventou muito! Meu marido com receio dormiu no cockpit e eu na cabine de proa, acordamos no mesmo momento, acredito que foi na hora em que a âncora havia unhado de novo, pois percebemos que havíamos desgarrado da nossa posição. Pronto, daí em diante ninguém mais dormiu no veleiro, acredito que em nenhum veleiro que estava no Sítio Forte! Vários barcos, até Iates se soltaram, dois barcos bateram, foi uma noite daquelas. Não gostamos de ancorar próximo a praia e perto de outros barcos quando há previsão de vento. Graças a Deus nada aconteceu conosco. 

Foi a primeira vez que passamos por isso. Contei este fato porque compramos um GPS garmin ano passado e é claro não lemos o manual. Não sabíamos e também não achávamos necessário acionar o alarme de âncora do GPS. Se tivesse com o alarme acionado, poderia ter dormido com mais tranquilidade e ter acordado tão logo o barco tenha se movimentado para fora do perímetro determinado.

É claro que a partir de agora vou acionar o alarme, segue uma sugestão de passo a passo postado pelo Matheus Buarque Eichler:

1 - ao ancorar fazer uma marcação no GPS
2 - Sempre dar uma generosa ré para saber se o ferro unhou; 
3 - Calcular com base na profundidade do fundeio a quantidade exata de cabo que foi dado (3:1, 5:1 ou 7:1) 
4 - Tem em conta o Raio de giro (verificado pela quantidade de cabo que foi dado menos a profundidade mais um abatimento que pode ser a própria profundidade);
5 - Ir em configurações, alarmes, alarme de âncora e colocar o raio acrescido de uma margem de segurança que o barco irá percorrer em seu rumo normal - resultado do item 4).

Há ainda o software de posicionamento Anchor, nunca utilizei, mas o André Cavalheiro escreveu um breve artigo sobre o Anchor que pode ser lido no link http://www.argosveleiro.com.br/search/label/Artigos . No artigo há o link para fazer o download. O software é gratuito e funciona em  celulares com Android. 

Bons Ventos, mas não tanto quanto o que pegamos no Sítio Forte! Risos

Nenhum comentário:

Postar um comentário