sábado, 27 de junho de 2015

Apitaço clama por despoluição da Baía de Guanabara!

No dia 6 de junho de 2015, ambientalistas e atletas realizaram apitaço na Praia de Botafogo em prol da limpeza da Baía de Guanabara, que será utilizada como local das provas de vela nos Jogos Olímpicos de 2016. O apitaço também veio de canoas e caiaques que estavam na Enseada de Botafogo.




Segundo a Agência Brasil, para um dos organizadores do protesto, o biólogo Mario Moscatelli, permitir que competições das Olimpíadas ocorram no local é uma temeridade. “No pré-olímpico do ano passado colocaram os atletas dentro daquela latrina. Neste ano, corremos o risco novamente de expor os atletas a uma hepatite ou uma gastroenterite”, comentou.

O problema, segundo ele, que se arrasta há décadas, não é fruto de falta de dinheiro, mas de má gestão. “Faltando um ano e pouco para as Olimpíadas, [tem] cocô por todo o lado. Com uma gestão e fiscalização eficientes, em 20 anos isso aqui fica limpo”, declarou ao ressaltar que o trabalho deve envolver políticas de estado de habitação, transporte e saneamento. “Você vê crescimento desordenado acontecendo em todos os municípios, seja de pobres ou ricos, o crescimento desordenado despeja o esgoto dentro dos rios, que vai parar dentro da Baía. O meio ambiente está pagando pela ausência de políticas públicas”.
A meta estabelecida com o Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas era de despoluir 80% da Baía de Guanabara. Em julho do ano passado, o governo do estado anunciou novo plano de despoluição da baía. No mesmo mês, o governo admitiu que a porcentagem não seria alcançada e que despoluição deveria levar pelo menos 15 anos sob a alegação de que o esgoto doméstico é a principal fonte de poluição da baía, que tem 50 afluentes.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil solicitaram ao Ministério Público Federal (MPF) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente para que metas, cronogramas e ações para redução da poluição.
Rio - Niterói
Diariamente atravesso a Baía de Guanabara em direção ao centro do Rio de Janeiro, rotineiramente tem sido anunciada a redução da velocidade da embarcação em razão do grande volume de lixo na Baía de Guanabara, um vexame total!!!
Bons ventos com menos poluição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário