Stand Up Paddle

Casal que fazia stand up paddle na Barra, em Salvador, é resgatado por helicóptero


Situação ocorreu na tarde deste sábado (18), na orla de Salvador. Ventos fortes levaram prancha para mar aberto e resgate foi acionado. O casal foi resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar depois que a prancha deles foi levada por ventos fortes para longe da praia. A situação ocorreu por volta das 14h. Quando os dois foram retirados da água já estavam em mar aberto, 



Casal que fazia stand up paddle é resgatado por helicóptero (Foto: Graer/Divulgação)

Casal que fazia stand up paddle é resgatado por helicóptero (Foto: Graer/Divulgação)


De acordo com o Grupamento de resgate, a jovem não sabia nadar. Os dois estavam conscientes quando foram retirados do mar, mas o estado de saúde deles não foi informado.

Jamais pratique Stand Up sem saber a previsão do tempo. Praticar SUP em praias é diferente de praticar em águas abrigadas...

Boas Remadas!











Dicas para se preparar para remadas de longa distância de stand up paddle


É só aprender a remar que logo você começará a fazer planos para passeios cada vez mais longos. Um pulo até a próxima praia, uma remada até alguma ilha e por aí vai. Para colocar os planos em prática, no entanto, é importante se preparar.
Thais Viveiro explica em WESUP.COM.BR que Bateu um papo com Leandro Ferraz, dono e instrutor da escola Mau Loa SUP, para pegar algumas orientações para os passeios mais longos. Recentemente, Leandro remou 41 km do Rio Piracicaba, faz uma travessia de 35 km em Vancouver, cruzou 35 km da Billings e agora está se preparando para uma prova de 33 km no Pantanal.

Há inúmeras dicas interessantes sobre treino, trajeto, alimentação, escolha dos equipamentos, previsão do tempo e etc.


Veja todos os detalhes em http://wesup.com.br/dicas/pratica/dicas-para-se-preparar-para-remadas-longas-de-stand-up-paddle/





Olá Pessoal, esta página é dedicada ao esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas ao Stand Up Paddle. Neste post vou demonstrar algumas dicas quanto ao tamanho de um remo de Stand Up Paddle, quanto aos diversos tipos que se pode encontrar um remo e quanto aos formatos de pás e suas respetivas finalidades.


(fonte: http://www.supsurf.com.br/stand-up-paddle-surf-remos.php)

Desde sua origem os remos de Stand Up Paddle passaram por uma evolução e variações como, por exemplo, o formato da pá do remo.
Desde as antigas tribos, vários formatos foram criados, sendo que vários permanecem em uso até os dias de hoje, seja por sua peculiaridade, seja por nostaligia. Dessa forma, passamos a analisar alguns tipos de remos.
O remo do formato n. 1 é um novo estilo de remo utilizado por alguns surfistas. Segundo algumas teorias, o seu formato é capaz de exercer mais resistência na água, motivo pelo qual teria mais propulsão.
Os remos dos formatos 2 e 6 se caracterizam pela extensa área vertical, motivo pelo qual são utilizados para remadas de distância, e não utilizados para o surf. 
O modelo retirado do formato 4 é uma variação dos remos utilizados pelos povos indígenas brasileiros e indonésios, ou seja, utilizado para remadas de distância.
Os remos dos formatos ns. 3, 5 e 7 são os mais tradicionais para o Supsurf, sendo que possuem pequenas variações em suas larguras. São remos menos largos e de menos arrasto utilizados para remadas rápidas e mais custas, facilitando a troca de lado do remo nas manobras.
Veja que o tipo de remo a ser utilizado depende do SUP que você irá praticar!

Boas Remadas!



Sonho realizado: vovó de 85 anos ganha prancha de stand up para atravessar o canal da Barra da Lagoa


Com 85 anos e uma disposição de dar inveja a qualquer atleta, Maria Florindo Vieira foi em janeiro matéria de capa do Diário Catarinense sobre uma reportagem sobre qualidade de vida. Na época ainda usava uma prancha toda arrombada de wind surf com um bambu como remo para atravessar o canal em direção à sua casa no morro do Torquato. Com a dificuldade em se manter em pé começou a usas as bateiras. Antes da prancha chegar às suas mãos, não acreditava na realização do seu maior sonho. Colocou uma de suas melhores roupas e se embelezou para o momento. Para amenizar a ansiedade conversava com os vizinhos.
Para passar o tempo resolve cantar duas cantigas de ratoeira. Lembra como se fosse hoje, de suas brincadeiras com sua família. Sua história foi contada no blog De Olho nas Ruas e dezenas de pessoas se sensibilizaram. Na quarta-feira uma empresa de Santa Catarina encerrou sua angústia.
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
Veja a matéria completa em http://wp.clicrbs.com.br/deolhonasruas/2014/10/10/sonho-realizado-vovo-de-85-anos-ganha-prancha-de-stand-up-para-atravessar-o-canal-da-barra-da-lagoa/?topo=67%2C2%2C18%2C%2C%2C67

Boas Remadas Vovó!!!




Febre no último verão, o stand up paddle é uma prática que veio para ficar. É simples assim: uma prancha, um remo e a natureza. Basta remar em pé em cima de um pranchão que você já está praticando o stand up paddle, também conhecido como SUP. Mas é só isso mesmo? Tão simples assim? Quem pratica o SUP sabe que ele vai muito além de uma prática esportiva, ele é um estilo de vida a ser seguido. 

Confira em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/guia/stand-paddle-esporte-da-moda-nas-praias-e-lagoas-ganha-mais-adeptos.html um vídeo com dicas de como se posicionar na prancha, ficar de pé e remar de maneira correta. O stand up paddle é uma mistura de lazer com qualidade de vida e, principalmente, a possibilidade de estar em contato com a natureza.  Nele você vai trabalhar os membros inferiores e superiores, curtir o mar, a lagoa e observa a natureza. 

Tudo começou nos anos 40, no Havaí. Instrutores remavam em pé sobre enormes pranchas de madeira com o intuito de acompanhar seus alunos durante as aulas de surfe. Não existia uma definição específica para esse tipo de prática, mas aos poucos cada vez mais surfistas começaram a praticar o SUP e a produzir os equipamentos necessários. O Brasil conheceu o esporte através de Rico de Souza, considerado uma das "lendas vivas" do surfe nacional. 

Antes de comprar uma prancha e um remo, faça uma aula com um instrutor e descubra qual é o melhor equipamento para a modalidade que deseja praticar. Pode parecer que não, mas o tamanho errado do remo, por exemplo, diminui a agilidade na hora de fazer o SUP e prejudica o desempenho. Atualmente o SUP é praticado em diversas modalidade: SUP Yoga, SUP Surf e SUP Remada.

No próximo post falarei sobre os equipamentos e as modalidades de SUP.

Bons Ventos e Boas Remadas!!!